[PNPNA] Como usar papel contact para decorar os azulejos da cozinha

Eu ando muito inspirada em decoração. Motivo? Apartamento novo.

Ok, eu mudei de apê em outubro, mas só agora que está rolando folga monetária para investir e decoração. Como o apartamento é alugado, tenho de me controlar com as coisas que decido fazer para não sofrer no dia que for devolvê-lo. O que fiz esta semana é uma dessas coisinhas. Espia só o resultado que já-já te conto como fiz.

"como fazer" "tutorial" "dicas" "pnpna" "porque nao pensei nisso antes" "diy" "do it yourself" "decoração" "casa" "cozinha" "azulejo" "papel contact" "adesivo" "moda" "evart"

Desde que mudei pra cá, sou muito incomodada com os azulejos da cozinha. Eles vão somente até a metade da parede. Além disso, o sagaz moço que pintou as paredes sequer protegeu os azulejos. O acabamento ficou mal feito (se é que existiu algum “acabamento”, né?) e eu sempre sentia que a cozinha estava suja mesmo depois das faxinas.

"como fazer" "tutorial" "dicas" "pnpna" "porque nao pensei nisso antes" "diy" "do it yourself" "decoração" "casa" "cozinha" "azulejo" "papel contact" "adesivo" "moda" "evart"

Feinho, não é?

Para tentar contornar esse problema sem ter de destruir toda a cozinha eu decidi colar papel contact em toda essa faixa mais fina de azulejos. Ideia pra lá de boa, simples, barata e fácil de fazer. O problema era só encontrar o benedito papel adesivo que me agradasse. Pesquisei muito na internet e nada me agradava. Acabou que, sem querer querendo, descobri uma loja de decoração na Avenida Francisco Sales aqui em Belo Horizonte que tem lindos (liiiiindos) papéis contact estampados. Morri de amores! Aproveitei e comprei dois: um estampado (2 metros) e outro preto fosco (30 centímetros). Tudo ficou por R$25,00.

"como fazer" "tutorial" "dicas" "pnpna" "porque nao pensei nisso antes" "diy" "do it yourself" "decoração" "casa" "cozinha" "azulejo" "papel contact" "adesivo" "moda" "evart"

Para dar início à brincadeira, vamos aos materiais que usei:

  • Régua;
  • Fita métrica;
  • Tesoura;
  • Estilete.

"como fazer" "tutorial" "dicas" "pnpna" "porque nao pensei nisso antes" "diy" "do it yourself" "decoração" "casa" "cozinha" "azulejo" "papel contact" "adesivo" "moda" "evart"

Primeiro eu medi os azulejos. Minha intenção era que o papel também cobrisse a parte de cima do azulejo, sabe? Por isso, medi também a largura dele. O resultado foi 15 x 8,3 cm. Por via das dúvidas, cortei pedaços com 8,5cm de altura para garantir uma sobrinha que eu poderia retirar depois do adesivo colado.

Uma coisa muito importante a se levar em conta é a ilustração do papel. Preste atenção se tem desenhos que farão a diferença se colocados de lado ou de cabeça para baixo. No meu caso, o papel tem desenhado regadores e cactos. E, ainda no meu caso, só depois do primeiro adesivo colado que lembrei de dar atenção a isso (…), e acabei colando um pedaço na horizontal. Sorte a minha que nesse pedacinho só tem flores!

Medido e recortado o pedaço é hora de colar, tendo sempre cuidado para não criar bolhas entre o papel e o azulejo. Lembre-se de limpar o local antes! Se houver poeira ou água o adesivo não cola.

"como fazer" "tutorial" "dicas" "pnpna" "porque nao pensei nisso antes" "diy" "do it yourself" "decoração" "casa" "cozinha" "azulejo" "papel contact" "adesivo" "moda" "evart"

Eu usei a ponta de plástico do estilete para colar com bastante força o contact na parte pintada. Depois, usava o estilete para tirar o excesso de papel que ficava na parte de cima, como dá pra notar na foto anterior.

Para cortar todos os pedaços de papel e cobrir toda a faixa em torno da cozinha eu gastei menos de duas horas. Não sei exatamente quanto tempo foi, pois, no meio do trabalho, rolou almoço. Mas acredite: foi muito rápido! E até o cantinho atrás da porta eu adesivei.

"como fazer" "tutorial" "dicas" "pnpna" "porque nao pensei nisso antes" "diy" "do it yourself" "decoração" "casa" "cozinha" "azulejo" "papel contact" "adesivo" "moda" "evart"

Mas não dá pra saber se fica legal vendo só detalhes, não é? Por isso, vai rolar comparação. Veja o antes e o depois de um dos cantos da cozinha:

"como fazer" "tutorial" "dicas" "pnpna" "porque nao pensei nisso antes" "diy" "do it yourself" "decoração" "casa" "cozinha" "azulejo" "papel contact" "adesivo" "moda" "evart"

"como fazer" "tutorial" "dicas" "pnpna" "porque nao pensei nisso antes" "diy" "do it yourself" "decoração" "casa" "cozinha" "azulejo" "papel contact" "adesivo" "moda" "evart"

O enquadramento não é o mesmo, mas dá pra ver o ar de arrumação e limpeza que a cozinha ganhou, não é? Ai, tô muito apaixonada pelo resultado e já prevejo usar a mesma técnica no banheiro, que tem o mesmo problema no encontro entre azulejo e parede.

E aí? Gostou? Curtiu? Vai fazer em sua casa também? Me conta aqui nos comentários.

3 Comentários

Arquivado em PNPNA

3 Respostas para “[PNPNA] Como usar papel contact para decorar os azulejos da cozinha

  1. Pingback: [PNPNA] Como identificar potes de condimentos com papel contact e giz | Evart's Blog

  2. Marina

    Oie!!! em qual loja na francisco sales que você comproooou?
    Lá é no metro???
    OBRIGADA!!!
    Bjs!

Deixe um comentário

