[No Controle] Dicas para organizar seu Gmail com marcadores

Oi, meu nome é Ana Cláudia, e eu sou usuária o Gmail há 6 anos.

Tem um “Q” de vício quando eu falo da conta de e-mails do Google. Desde que comecei a usar o Gmail, sempre descubro alguma coisa nova que auxilia na minha organização. Entre elas estão os marcadores.

Os marcadores ficam na coluna esquerda do seu Gmail e servem para você separar seus e-mails por tipo. Assim, quando você for procurar por um e-mail de um tema específico, fica mais fácil,pois basta clicar no marcador e visualizar todos os e-mail arquivados nele.

"como criar marcadores" "marcadores" "gmail" "no controle" "organização" "moda" "evart"

Para criar um marcador é muito fácil. Perceba que há um botão “Mais” logo abaixo dos marcadores. Clique nele e aparecerá o botão “Criar novo marcador”. Ao clicar nele, uma janela abrirá. Nela, você digita o nome da categoria. Pode ser o nome da sua faculdade, da empresa onde você trabalha ou um projeto paralelo que você participa. Agora, se o assunto é uma espécie de sub-tema, por exemplo uma disciplina de seu curso, você pode alinhar o marcador, ticando “Alinhar marcador em” e selecionando o marcador principal, sua faculdade, no exemplo.

"como criar marcadores" "marcadores" "gmail" "no controle" "organização" "moda" "evart"

Se tem uma coisa que ajuda na organização é o uso de cores variadas. Elas permitem uma identificação rápida quando você já está habituado com o significado de cada uma delas. Para isso, você pode gerenciar seu marcador. Assim, você seleciona que cor ele terá, se ele ficará visível ou não na caixa de entrada (caso queira que ele fique oculto, para vê-lo, basta clicar naquele botão “Mais”), e até desistir dele e deletá-lo.

"como criar marcadores" "marcadores" "gmail" "no controle" "organização" "moda" "evart"

Marcadores criados, é hora de usar. Para isso, basta clicar sobre ele e arrastar para o e-mail. Pronto, aquele e-mail já está arquivado junto aos demais do mesmo assunto.

"como criar marcadores" "marcadores" "gmail" "no controle" "organização" "moda" "evart"

Até aqui, tudo simples e fácil. A pergunta que fica é Como usar os marcadores para me organizar?

A dica é: crie marcadores que organizem suas demandas. Por exemplo, em meu e-mail de trabalho (as imagens dos exemplos deste post são de meu e-mail particular) eu tenho três marcadores que uso muito: A FAZER, EM APROVAÇÃO  e FEITO. Quando recebo um e-mail com informações para uma demanda na qual ainda não estou trabalhando, eu o categorizo com o marcador do cliente da demanda e com o A FAZER (que coloquei com a cor laranja, que chama bastante atenção). Quando eu envio um e-mail com arquivo para aprovação, marco o cliente e o EM APROVAÇÃO (é amarelo, como no sinal de trânsito: nem lá, nem cá). Recebi o retorno e está tudo Ok? Tiro o EM APROVAÇÃO e coloco o FEITO (que é verde, pois já está finalizado e eu fiquei livre dele).

Você pode usar isso para organizar seus e-mail do TCC, do trabalho do colégio, dos post de seu blog e até para separar aquelas correntes em Power Point que sua tia te manda.

Você também usa Gmail e tem alguma dica legal para o uso dos Marcadores? Compartilhe com a gente nos comentários.

2 Comentários

Arquivado em No Controle

2 Respostas para “[No Controle] Dicas para organizar seu Gmail com marcadores

  1. Edinir-Croche

    Oi amiga. Eu tenho um email no gmail (no uso) e tem mais de 4000 mensagens do google + Voce sabe como devo fazer para excluir todas as mensagens de uma s vez? possivel? Aguardo a sua resposta. Obrigada. Um beijinhooooooooooo

    Em 31 de janeiro de 2013 09:43, Evart’s Blog

Deixe um comentário

