Um pouco sobre o XI Festival Mundial da Cachaça de Salinas

Aí eu pergunto: como eu convido vocês para uma festa e não conto como ela é?

"gif" "aloka" "cachaça" "bêbada"

O Festival Mundial da Cachaça de Salinas foi criado em 2002, um ano após a criação da Associação de Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (APACS). Desde então, todo ano uma nova edição do evento ocorre na cidade. Porém, a fama das cachaças produzidas lá não é tão nova assim. Segundo estudos históricos, no início dos século XX (1900 e comecinho), alguns fazendeiros passaram a vender as aguardentes que produziam para tropeiros que passavam na região. Não demorou muito, por volta dos anos 40 e 50, a comercialização e produção ficaram mais profissionais e não deu outra: todo mundo queria beber uma pinga de Salinas.

Atualmente, existem 30 fábricas de cachaça na cidade, das quais 25 têm registro. Salinas produz 3 milhões de litros da bebida por ano e tem 48 marcas rotuladas e duas sem rótulo vendidas por todo país, principalmente para o Norte de Minas Gerais, Belo Horizonte, Triângulo Mineiro, Bahia, Brasília e São Paulo. A receita bruta do setor gerada entre 137 produtores gira entre R$12 milhões e R$15 milhões, e mais de 1,1 mil empregos diretos e indiretos são proporcionados pela produção de cachaça.

Agora eu te pergunto: depois dessa linda aula de história, o que você está esperando para ir ao 11º Festival Mundial da Cachaça de Salinas nos visitar? Talvez a programação de atrações te ajude.

"Festival Mundial da Cachaça de Salinas" "salinas" "minas gerais" "mg" "2012" "evart" "pinga" "cachaça" "aguardente"

Sem mais para o momento, passo a palavra para quem conhece bem do assunto:

Fonte: “De cá pra lá – O Festival da Cachaça de Salinas para além Minas”
Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Fica a dica

5 Respostas para “Um pouco sobre o XI Festival Mundial da Cachaça de Salinas

  1. Mohamed Wahbe

    Com certeza a melhor cachaça do Brasil encontra-se na simpática e acolhedora Salinas. Quem ainda não conhece, procure conhecer e curtir, pois ficará muito satisfeito. Parabéns a Salinas (MG) e que o sucesso continue a fazer essa cidade bem conhecida. Eu me apaixonei por ela.

    • Mohamed, que alegria ter você visitando nosso blog!

      Salinas é apaixonante mesmo! Quem visita uma vez sempre quer voltar!
      Esperamos você e Sônia visitando este cantinho salinense na internet sempre também!

      Abraços!

  2. Mohamed Wahbe

    Com certeza visitaremos, ainda, muitas vezes. Vcs são muito especiais. A gentileza e o carinho são encantadores. Abraços!

  3. Ideilton Ramos

    Mohamed falou verdades,pois eu sou baiano, viajo muito pelo Brasil e nunca ví uma cidade do porte de Salinas ter tanta gente bonita,elegante ,educada e hospitaleira.É de lascar!!! Parabéns ao povo salinense!e também aos organizadores do evento(leia-se APACS),pois o XI Festival Mundial da Cachaça 2012 foi show de bola.Digo isso mas, devo informar,lá já se vão cinco anos seguidos que não perco tais eventos.Eu tenho verdadeira admiração por Salinas,sua gente, suas histórias, seus encantos e seu encanto maior, e que encanta a todos:a cachaça salinense.Desejo muita paz e felicidades para todos. Abraços!

    • Que cosia boa, Ideilton!
      Saiba que Salinas estará sempre de braços abertos para lhe receber, seja durante o Festival ou outras oportunidades! Sinta-se sempre bem-vindo!

      Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s