Dedo ou pincel?

Muitas amigas minhas ficam um pouco decepcionadas quando vêem meu “arsenal” de pincéis para maquiagem. Segundo elas, minhas makes ficam mais legais porque eu tenho pincéis. E eu, simpática e sincera que sou (hehe), sempre digo a elas que não! Que os dedos também são grandes aliados para uma boa maquiagem.

Mas falar só não convence. Então, decidi fazer um teste para provar que não estava mentindo.

No post de hoje, vou mostrar diferentes formas de aplicar sombras e vou compará-las. Acho que vocês vão adorar! Primeiro, as cores testadas foram escolhidas com muito carinho. São esse pseudo-preto (não sei que nome dar, ele é quase preto, mas sua cor puxa um pouco pro vermelho) e esse pêssego, ambos cintilantes e da P&W. A escolha da marca também foi cuidadosa. Preferi uma marca que não é cara (não mesmo!), que pode ser encontrada em qualquer farmácia ou perfumaria, e que não é tão pigmentada. Vocês vão se surpreender com os resultados. Veja as cores:

sombra p&w teste pincel dedo laminha moda evartDe que precisei para todo o teste:

  • Sombras selecionadas;
  • Pincél para sombras Contém 1g;
  • Creme Fix Contém 1g (primer para sombras, um potencializador de cor);
  • Potinho com água filtrada;
  • Minha mão (sagaz! rs)

Teste 1:

aplicação de sombra usando dedo moda evartNeste teste, apliquei as sombras sobre a pele sem e com primer para sombras. Vejam a diferença entre eles. Sem o primer, a cor praticamente não aparece e fica esfumaçada nas laterais conforme diminui a quantidade de sombra no dedo. Ao fim, tinha mais sombra em meus dedos do que em minha pele. Essa aplicação é legal para quando não queremos que a cor fique forte, como iluminadores.

Já com o Creme Fix, a cor foi potencializada de verdade, e praticamente saiu por completo de meus dedos. As laterais ficaram mais bem marcadas, mas, como dá pra se ver ao fim da aplicação, a cor não fica uniforme e pede mais uma demão. Ah! E é possível sim esfumaçar com os dedos.

Teste 2:

aplicação de sombra com pincel moda evartAqui a diferença grita aos olhos!

Como no teste anterior, apliquei as sombras na pele natural e com primer, mas, desta vez, usando pincel para sombras.

Ao natural, a sombra quase não sai do pincel. É como se os pigmentos grudassem nas cerdas. Confesso que fiz várias aplicações para fortalecer a cor, mas mesmo assim ficou fraco. Sem contar que a sombra espalha loucamente. Veja que minha pele está “suja” mesmo fora do traço que fiz. Quando as cerdas param de tocar a pele, elas balançam e acabam jogando os pigmentos nas proximidades.

Com o primer ficou lindo! A cor, mais uma vez, potencializada. Agora, com muito mais definição no traço que na aplicação com o dedo. O preto ficou até com mais cara de preto (hehe). E o pêssego ficou maravilhoso. Neste caso, quando o intuito é esfumaçar as bordas, é preciso usar um pincel limpo ou até o próprio dedo.

Teste 3:

aplicação de sombra com laminha moda evartLaminha é um processo muito delicado, caro e difícil de se fazer… Mentira! Isso é nada mais nada menos que sombra e água juntos! Você molha o dedo ou pincel, tira o excesso de água e mistura na sombra, depois é só aplicar.

Neste teste, analisei a aplicação de laminha com o dedo e com o pincel e ficou tudo muito parecido. A laminha faz o pigmento ficar mais unido e escorregadio, assim ele sai mais fácil do dedo e das cerdas do pincel. Por isso a cor fica quase tão forte quanto quando aplicamos com o primer. À propósito, neste teste, todas as duas aplicações foram feitas ao natural, ok?

Na aplicação com o dedo, ocorreu o mesmo de quando aplicamos com o dedo sobre o primer: as laterais continuaram levemente esfumaçadas e a cor se concentrou mais no início da aplicação.

Com o pincel, a cor ficou melhor distribuída, mas um pouco menos definida.

A laminha é uma ótima técnica para fazer delineadores coloridos. É só usar um pincel chanfrado, fazer laminha na cor desejada e aplicar na pele. Isso fica bem difícil de ser feito com os dedos. Além disso, a laminha sempre ressalta a cor de uma sombra. Se você quiser a cor muito, muito, muito forte, é só aplicar primer para sombra antes da laminha. Vai ficar um luxo!

Outra dica sobre a laminha é um pedido: tenha paciência. Se você está usando laminha em sua sombra, espere ela secar antes de começar a passar outra cor, caso contrário, sua sombra vai virar uma verdadeira lama! hehe

Espero ter tirado as dúvidas de vocês (e ter convencido minhas amigas! rs). Agora, sempre que você for fazer uma make, é só pensar nos efeitos que quer na cor e lembrar do que é preciso para que ela fique assim. Afinal de contas, dá sim pra fazer fazer uma maquiagem só com os dedos, talvez o que você precisava era só acrescentar uma aguinha. E pronto!

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Beleza

4 Respostas para “Dedo ou pincel?

  1. Eu tenho o Potencializador de Sombras da Boticário que não troco por nada! Ele é ótimo, fixa bem a sombra e ainda deixa ela mais pigmentada ainda!
    Acho também que faz muita falta um primer na make! =)
    beijos

    • Verdade absoluta, Jéssica!
      No dia que fui apresentada ao primer para sombras, minha vida se iluminou, os passarinhos cantaram, as pessoas dançaram a mesma música e a luz do sol ficou mais clara. hehehe

      Tô querendo experimentar o Pontencializador de sombra do Boticário! Dizem que ele é bom mesmo! E é só um pouquinho de nada mais caro que o da Contém 1g. =)

      Beijos.!

  2. Priscila Alcântara

    Adorei essas dicas Ana. Tipo, tipo… super dicas!
    De verdade, me convenceu. E olha que eu nem precisava ser convencida. rsrsrsrsrsrs
    Beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s